Poços de Monitoramento de Gases

Poços de Monitoramento de Gases

Conheça nossos serviços.



Contato: (11) 2585-3412


Poços de Monitoramento de Gases
Poços de Monitoramento de Gases
Poços de Monitoramento de Gases

Os Poços de Monitoramento de Gases são instrumentos de análise pontual, que possibilitam o monitoramento e controle da intrusão de gases e vapores através do solo, sob fundações e pavimentos, interferindo na qualidade atmosférica de ambientes fechados, por exemplo, o caso das intrusões de gás metano no ambiente interno do Shopping Center Norte.

Habitualmente acontecem contaminações de solo e água subterrânea por compostos orgânicos voláteis (VOC”s) em áreas urbanas industrializadas, que podem liberar contaminantes no solo sob forma gasosa, esses gases podem migrar para ambientes fechados e gerar risco a saúde humana eventualmente exposta.

Quando a área em estudo apresenta indícios de utilização de compostos orgânicos voláteis, o plano de investigação confirmatória deverá prever o mapeamento da distribuição desses compostos na fase vapor do solo, os poços de monitoramento de gases são um dos meios de amostragem de campo utilizados para fazer esse mapeamento.


Poços de Monitoramento de Gases - Instalação

A instalação de um poço de monitoramento de gás utilizando para a perfuração do solo o trado manual assemelha-se a um poço de monitoramento de água, havendo a necessidade de colocação de pré-filtro e selos anulares de bentonita entre cada profundidade onde o filtro (sonda) é instalada.

Após a instalação do poço necessita-se de um período de espera previamente a amostragem, para que o equilíbrio na pluma de vapores seja estabelecido, uma vez que o ar atmosférico é introduzido durante a perfuração do solo, esse período de espera deve ser de no mínimo 2 dias.

Para a correta instalação do poço de gás é necessário avaliar a variação da sazonalidade do nível freático e instalar a zona de captação (filtro) com no mínimo de 60 a 90 centímetros acima do nível mais elevado do lençol freático verificado. Se o poço integrar um sistema multinível sugere-se um intervalo de 1,5 metros entre cada zona de monitoramento.

Os filtros (sondas) devem possuir um comprimento máximo de 15 centímetros e um diâmetro entre ¼” e 1”, com a finalidade de minimizar o volume, devem ser centralizados em um espaço de 30 centímetro, mantendo aproximadamente 3” de pré-filtro acima e abaixo do filtro, imediatamente acima do topo de pré-filtro é montado um selo anular de bentonita. Recomenda-se para o selo anular 30 cm de bentonita granulada seca + 60 cm de bentonita granular úmida.

Não é recomendada a instalação com seção filtrante a menos de 1,5 metros da superfície do solo com o objetivo de eliminar qualquer possibilidade de curto circuito com o ar atmosférico. A partir da superfície, o furo deve ser preenchido com no mínimo 30cm de calda de cimento.

A JS Sondagens acredita no crescimento da prestação de serviços de perfuração e instalação de poços de monitoramento de gases no mercado ambiental brasileiro, pois cada vez mais a CETESB está exigindo das empresas e no mercado nacional existem poucas prestadoras de serviços habilitadas para a execução deste tipo de serviço.

Fale com a JS Sondagens

Entre em contato com nossos profissionais e solicite um orçamento.


ENTRE EM CONTATO