Sondagem SPT e SPT-T

Sondagem SPT e SPT-T

Saiba mais sobre:

Sondagem SPT tambem conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo, largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla sondagem SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.

Normatizada pela NBR-6484/01 – Solo – “Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos”, a Sondagem a Percussão – SPT (Standard Penetration Test) é um método de investigação direta do subsolo, através do qual pode-se medir a resistência do solo, obter amostras para a determinação do perfil estratigráfico do solo, observar a profundidade do nível do lençol freático, além de possibilitar a execução de vários ensaios In Situ, como por exemplo ensaios de infiltração, aproveitando-se a perfuração.

Sondagem SPT e SPT-T

As amostras são coletas a cada metro de perfuração, acondicionadas em recipientes, para serem encaminhadas ao laboratório/geólogo onde é feita à descrição táctil-visual das mesmas, definindo assim a classificação quanto ao tipo de material encontrado na sondagem.

Quando solicitado, a medida do torque é efetuada ao término de cada ensaio de penetração (SPT), verificando-se a medida de torque máximo e torque residual, através de um torquímetro, devidamente calibrado, medidos em Kgf.m. As medidas de atrito lateral no amostrador padrão, obtidas pela aplicação de um momento de torção no topo das hastes do ensaio de medida de resistência a penetração (SPT), dá origem ao ensaio SPTF (Standard Penetration Test with Friction measurement) também conhecido como SPT-T.

Os resultados obtidos com o SPT-T, fornecem dados mais precisos para projetistas, quanto ao dimensionamento de estacas, através da determinação da tensão de atrito lateral do maciço terroso.

As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são:

  • A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
  • A classificação dos solos de cada camada;
  • O nível do Lençol freático e a capacidade de carga do solo em várias profundidades
Saiba mais sobre Sondagem SPT Saiba mais sobre Sondagem SPT-T